domingo, 27 de fevereiro de 2011

Denúncia de Veículos Poluentes

Para iniciar as postagens do Divulgadoria, uma notícia de utilidade pública!

Se você enfrenta diariamente horas de trânsito na cidade de São Paulo, aposto que testemunha, no mínimo, uns 10 veículos emitindo aquela fumaça preta. A situação se agrava se você, assim como eu, não possuir ar-condicionado em seu veículo e tiver que escolher entre morrer de calor com os vidros fechados ou tragar a fumaça nojenta de escapamentos alheios ao abrir os vidros.

Pois bem, é chegada a hora de dar o troco. Seja por consciência ambiental, pela preocupação com a saúde, pela qualidade do ar, simplesmente descontar em alguém a raiva de horas parado no trânsito, ou qualquer outra que seja a sua motivação, podemos denunciar e dar algum trabalho aos proprietários de veículos com motores desregulados que emitem fumaça preta. É bem simples:


2- preencha as informações solicitadas (placa do veículo, local, município, data, hora e espécie de veículo). Vale ressaltar que apenas a placa do veículo é informação obrigatória, mas as demais informações ajudam na identificação do infrator.

3- Clicar em enviar

Pronto...você estará exercendo a sua cidadania! É importante dizer que não é necessário que o denunciante se identifique.

Segundo a CETESB, após o recebimento da denúncia e a confirmação das informações, o proprietário do veículo será convocado a regularizar a situação do mesmo que passará por uma inspeção. Se não o fizer, serão adotadas outras sanções como multas, bloqueio dos documentos do veículo e etc.

Infelizmente, esse canal de denúncia serve apenas para veículos movidos a diesel, ou seja, ônibus, micro-ônibus, caminhões, peruas e vans. Mas já é alguma coisa! Ainda mais se considerarmos que a grande maioria de veículos que emitem fumaça preta são velhos e que sempre quebram e causam outros distúrbios ao trânsito.

Eu já estou fazendo a minha parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário